Homem pacifista, liderou a luta pela independência da Índia, então submetida ao domínio colonial britânico. Em 1915, advogou em favor da não-cooperação, não-violenta (satyagraha, a defesa da verdade e pela verdade). Líder nacionalista indiano. Homem pacifista, liderou a luta pela independência da Índia, então submetida ao domínio colonial britânico. Em 1915, advogou em favor da não-cooperação, não-violenta (satyagraha, a defesa da verdade e pela verdade). Preso por diversas vezes, Gandhi exerceu a sua influência nacionalista no partido do congresso e, em 1947, nas negociações de independência.

Foi assassinado, em 1948, por um nacionalista hindu, durante o surto de violência que se seguiu à partilha da Índia britânica em Paquistão (muçulmano) e Índia (laica, mas de esmagadora maioria hindu).

Natural de Porbandar, Gandhi estudou direito em Londres, onde posteriormente exerceu advocacia. Em 1914, então a viver na África do Sul, liderou o comunidade indiana contra a discriminação racial. De regresso à Índia, assumiu a liderança do congresso nacional indiano.

Autoflagelou-se com greves de fome, a que associou actos de desobediência civil, e promoveu campanhas a favor de reformas sociais, entre as quais se incluía a tolerância religiosa e o términos da discriminação contra a casta de intocáveis.

Fonte: Biblioteca Universal.