Joy queria que as pessoas vivenciassem e recebessem os insights que o ambiente dessa comunidade propicia, sem terem necessidade de lá viver. Usando as palavras dela: “O Jogo da Transformação é uma maneira de destilar a essência do processo educacional que acontece quando começamos a encarar a vida como uma arena de aprendizagem.” E assim foi criado o Jogo da Transformação, do qual existem várias versões, consoante o número de jogadores e público-alvo.

Cláudia Martins, facilitadora do jogo da transformação em Portugal, utiliza a versão “Box Game” para 2 a 6 jogadores, composta por um Tabuleiro e quatro baralhos principais.

O tabuleiro simboliza o mundo dos jogadores, a fonte de toda vida, onde tudo nasce e tudo começa, a partir donde cada jogador inicia o seu caminho de vida. Os quatro baralhos principais do Jogo da Transformação são:

Insights - Estas cartas trazem mensagens que podem salientar passos que o jogador deve dar, ou já está a dar, para realizar as suas metas; podem trazer à mente do jogador uma qualidade em particular ou um comportamento que teve resultados positivos nalguma ocasião passada; podem ainda apontar a direcção a ser tomada para a realização de um objectivo. Acima de tudo, as cartas de Insight expandem a consciência do jogador, fornecendo-lhe os chamados Bónus de Consciência, que descrevem qualidades e energias que todos nós possuímos, conscientemente ou não.

Veja na próxima página a continuação do artigo

Bloqueios – Estas cartas trazem mensagens sobre obstáculos ou limitações ao crescimento do jogador; são cartas que fazem o jogador reconhecer ou sentir a dor que esse obstáculo lhe traz e descobrir maneiras de eliminá-lo. As cartas de Bloqueios vêm acompanhadas das fichas de Dor, que podem atrasar o progresso do jogador na sua caminhada.

Anjos – Este baralho é provavelmente a parte de maior sucesso do JT. A presença angelical permeia a existência da Fundação Findhorn e faz parte dela: foi através da ajuda dos Anjos ou Devas, ou ainda Espíritos da Natureza, que Dorothy MacClean, uma das fundadoras da comunidade, pôde orientar Peter Caddy a formar os jardins de Findhorn, que seriam o cartão de apresentação da comunidade ao Mundo. Os Anjos (ou mensageiros) trazem ao jogador as qualidades de energia que ele necessita, para conseguir caminhar no seu trajecto de vida e atingir a sua intenção de jogo.

Feedback Universal – Em determinadas jogadas, o jogador é convidado a usar o seu Livre Arbítrio, escolhendo como jogar a seguir. Uma vez efectuada a acção, o Universo avaliará, através das cartas de Feedback Universal, as consequências das acções realizadas. Essas avaliações podem trazer mais Bónus de Consciência se as consequências tiverem sido positivas, ou podem trazer Dor se as consequências tiverem sido negativas. Porque quem toma a decisão de agir assim ou assado pode fazê-lo com a melhor das intenções, mas as Consequências do seu acto podem ou não ser positivas.

No início do jogo, cada jogador define e partilha a sua intenção de jogo, que é a base do seu jogo pessoal e a partir da qual este se vai desenrolando. A intenção de jogo poderá ser uma situação particular com a qual se confronta regularmente, na sua Vida, uma situação que gostaria de resolver, transformar ou esclarecer. O Jogo da Transformação trazer-lhe-á clareza, compreensão e tomada de consciência relativamente a essas questões.

Veja na próxima página a continuação do artigo

Exemplos de Intenções de Jogo:

Eu tenciono aceitar quem sou e ter confiança em mim

Eu tenciono esclarecer a minha relação com o dinheiro e aumentar a minha
prosperidade financeira. Eu tenciono identificar as etapas a vencer numa relação, para vivenciar mais alegria e satisfação.

Após a definição das intenções de jogo, cada jogador, na sua vez, lança o dado e conforme a casa onde cai (do seu caminho de Vida, no tabuleiro), vivenciará situações diferentes, mas sempre relacionadas com a sua intenção de jogo. Numas, as qualidades do jogador vão ser destacadas, noutras os padrões de Vida cristalizados vão ser identificados, outras ainda servirão como espaço para a inspiração e a criatividade do momento. Através deste acréscimo de consciência, o jogador terá mais compreensão sobre os passos necessários à sua transformação, de forma a atingir a sua Intenção de Jogo. O processo de se mover de casa em casa é dinâmico e cada jogador tem oportunidades para exercitar a sua criatividade, compartilhar experiências pessoais e de interagir com os outros jogadores.

O jogo desenrola-se em quatro planos - Físico, Emocional, Mental e Espiritual – que representam os 4 planos em que vivemos a cada momento da nossa Vida, cada plano destacando-se mais em determinadas épocas da vida do que noutras. No Jogo da Transformação, os planos são trabalhados de uma só vez e assim o jogador percebe qual é o plano que precisa de mais atenção nesse preciso momento.
O Jogo da Transformação é surpreendentemente síncrono, e esta qualidade é proporcionada por aquilo que as criadoras deste jogo chamam de DEVA ou ANJO DO JOGO. Essa inteligência proporciona uma sincronicidade entre os jogadores e as cartas que sempre nos espanta e encanta!

Num Jogo da Transformação é criado um ambiente de partilha, de carinho, de amizade, de confiança, que convida cada jogador a entregar-se completamente e permitir descobrir-se, ao seu ritmo, numa pequena concha segura… A profundidade em que tudo isso acontece depende da vontade de cada um e por isso, apesar de ter um nítido valor terapêutico, o Jogo da Transformação não foi idealizado como uma terapia mas sim como uma ferramenta de auto-conhecimento para um desenvolvimento transpessoal.

Texto: Cláudia Martins

Cláudia Martins é facilitadora do Jogo da Transformação, certificada pela Innerlinks. Organiza jogos em diversas zonas do país, com destaque para:

Para mais informações poderá contactar-nos através do 916722996, por email: ojogodatransformacao@gmail.com.