O segundo princípio hermético é o princípio da correspondência. Esse princípio nos diz que tudo o que existe no Universo tem uma correspondência. Esse princípio é uma Lei Universal. Através desse princípio, podemos pensar além do conhecido, podemos dar passos em direção ao desconhecido.

O que quer dizer isso tudo?

Nosso Universo é constituído de vários planos e subplanos. E logicamente, quando falo em Universo, coloco todos nós nele inseridos, como seres pertencentes a esse mesmo Universo. Todos nós possuímos um campo de energia ao nosso redor, similar e conectado àquilo que chamamos de Energia Universal, que é o campo de energia do nosso Universo. Esse campo ao nosso redor, pode ser visto por aqueles que possuem sentidos mais aguçados, os chamados sensitivos. Pessoas assim, enxergam além da visão comum. Esse campo é luminoso, constituído de matéria mais sutil que o corpo físico.

Ele emite uma radiação própria e é popularmente denominado aura. Nossa aura humana, ou campo de energia humano possui conexão com o campo de energia Universal, sendo impossível separa-los. Para compreendermos melhor esse campo, foi preciso segmentá-lo, ou seja, dividi-lo em camadas ou planos. Para facilitar a compreensão, podemos falar em corpos que se interpenetram uns nos outros. Eles são diferenciados pela cor, brilho, grau de sutileza, forma, fluidez e também pela função e principalmente, pela vibração.
Foram observadas sete camadas nesse campo de energia humana, sendo que as mais densas são aquelas que ficam mais próximas do corpo físico.

1. O primeiro corpo, logo depois do nosso físico, é o corpo etérico. Essa palavra vem de éter. O éter é um estado que fica entre a energia e a matéria.

2. O segundo corpo áurico é o corpo emocional. Ele é mais fino, mais sutil, está associado aos nossos sentimentos, tem uma estrutura mais fluida que a do corpo etérico, e é muito colorido. Todos os nossos sentimentos são registrados e mantidos em sua maioria por esse corpo. Sentimentos positivos formam cores brilhantes e claras e sentimentos negativos ou confusos, cores escuras e sombrias. Nesse corpo estão contidas todas as cores do espectro solar, ou arco íris.

3. O terceiro corpo é o corpo mental, que tem uma vibração superior à do corpo emocional. Sua vibração é mais intensa, bem como sua fluidez. Quando nos determinamos a desenvolver nossa consciência, esse corpo se expande e produz uma cor amarelo brilhante. O corpo mental é constituído a partir da construção de nossas idéias e pensamentos.

Somos um pequeno universo, um microcosmo.

Simultaneamente, em nosso Universo, sabemos que existem Três Grandes Planos:
1. O Grande Plano Físico

2. O Grande Plano Mental

3. O Grande Plano Espiritual

Podemos tentar compreende-los a partir da idêntica explicação que foi dada em relação aos nossos corpos, ou seja, não são planos separados, mas sim conectados e interpenetram-se uns nos outros, diferenciando-se pelo seu grau de vibração. Quanto maior sua densidade, mais próximo estará do plano físico e mais baixa será sua vibração. Procure não pensar que são divisões do Universo, pois não são. Os hermetistas dividem esses Grandes Planos em sete planos menores, ou seja, o Grande Plano Físico, com seus Sete Planos Menores, e que inclui todas as manifestações da matéria no Universo. Lembre-se que a matéria nada mais é que a manifestação da energia mais densa. O Grande Plano Mental compreende toda forma de pensamento que existe no Universo e é constituído também de Sete Planos Mentais Menores.

O Grande Plano Espiritual é quase ininteligível para nós, tão elevada é a sua vibração. O que pode ser dito é que este plano é também dividido em Sete Planos Menores e que cada plano menor possui mais sete divisões. Esse Plano é constituído pela Vida, a Mente e a Forma muito acima da do homem e está além da nossa compreensão.

Esse é o Grande Universo, o macrocosmo. O que quero mostrar a você, é que o Universo do qual fazemos parte, é "dividido" em diversos planos físicos, mentais e espirituais. A mente está em todos os planos, porque tudo nasceu da mente do Todo, e existe correspondência em toda manifestação do Universo. O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.

Texto: Eunice Ferrari

eunice.ferrari@sapo.pt

www.facebook.com/euniceferrariastrologia