Dia Internacional para a Tolerância foi instituída pela ONU, como sendo o dia 16 de novembro de cada ano em reconhecimento à declaração de Paris.

A tolerância é uma forma nobre da natureza humana, de respeitar os outros, aceita-los como são, mesmo que não concordamos com elas ou nos desagradem. É considerada uma virtude de elevação espiritual, não se limitando à aceitação, contrariedade ou fatalismos. Contudo nesta nossa senda que é viver em sociedade, a tolerância foi e continua a ser rejeitada, muitas vezes sobretudo pelo dogmatismo (pois vêm tudo como verdade absoluta) e também pela ambição.

Um exemplo bem real da não prática da tolerância foi o cristianismo no passado.

Observa-se, muitas vezes na sociedade sob forma de superioridade, ou quem está numa posição de superioridade em relação aos outros só tolera, como forma de condescendência e não pelo respeito que lhe devemos ter.

Assim sendo a tolerância é uma forma de cultura humana e a sua prática se baseia no respeito por cada pessoa ser, e toda a sociedade.

Com o amadurecimento pessoal, e a evolução espiritual tolerar é conseguir uma aproximação inter- pessoal e respeitar a dignidade humana, e não é raro haver cooperação entre posições diferentes, verificando esta pratica, nos grupos, nas comunidades, na sociedade em geral sob forma, de respeito mutuo e da aceitação através do dialogo franco baseado na consciência, que ninguém possui a exclusividade da verdade e isso não significa renunciar certezas e convicções.

Cristina Candeias

Sobre a autora:

Cristina Candeias

Astróloga desde 1996, é uma das caras mais conhecidas da astrologia nacional.

Consultas Presenciais no Porto e Lisboa

Tlm: 96 455 33 53 - 91 696 54 53

E-mail: cristina.candeias2007@gmail.com

http://www.cristinacandeias.pt/