80 anos de Yoko Ono, a artista aquariana, por João Medeiros

A artista japonesa Yoko Ono teve uma vida que se pode designar como tipicamente aquariana, muito fora dos padrões para a sua época, com um estilo irreverente, polémico e de uma certa contestação ideológica, em prol de princípios liberais e pacifistas

Para além do próprio signo solar em Aquário, tem também Saturno aqui domiciliado e Vénus, seu regente de vida, todos eles na Casa 5, associada à criatividade, liberdade e romance.

Apesar de ter sido desde a sua juventude uma mulher dedicada à arte experimentalista e de vanguarda – tem o Ascendente em Balança/Libra, traço muito comum em artistas –foi mais conhecida por ter sido casada com John Lennon. O facto de ambos terem um signo solar compatível – Elemento Ar - e sendo Lennon de signo solar Balança/Libra, o seu Ascendente, terá certamente facilitado o entendimento entre estas duas personalidades de feitio algo rebelde e provocador.

Nos meios da época, Yoko foi acusada de ter tido alguma influência na separação dos Beatles, a maior banda de música popular de todos os tempos. O envolvimento numa série de boatos, polémicas e divergências – como os dois divórcios anteriores ao casamento com Lennon e o afastamento da sua filha Kyoko, fruto do segundo casamento – estará seguramente associado a uma faceta mais conflituosa representada no seu tema de nascimento com a quadratura em T entre a Lua, Mercúrio e Marte. Esta configuração sugere tendência para confusões nas comunicações, associadas a agressividades e falta de clareza na expressão.

Veja na próxima página a continuação do artigo..

O que procura?

Comentários