Astrolatria

A Astrolatria ou culto dos Astros, pode definir-se como o aproveitamento religioso, por alguns povos, dos corpos celestes, das suas formas e do seu movimento.

Depois de observar atentamente as formas da astrolatria que se dão no pensamento religioso de muitos povos, muitos estudiosos falam de povos lunares e povos solares, fazendo alusão à Lua e ao Sol, mesmo quando a história nos fala do culto a outros astros e constelações.

Os primeiros estudos científicos da Astrolatria, começam na segunda metade do século XVIII, quando Charles François Dupuis, numa sua obra, pretende demonstrar a origem astral de todas as religiões e mitologias.

Como estudo de um facto religioso, a Astrolatria só começa a estudar-se cientificamente a meados do século XIX, quando o estudo das línguas e culturas dos povos indo europeus, deu origem à criação de uma escola de mitologia astral e natural.

Foram atribuídos aos corpos celestes um papel importante na formação da mitologia, fazendo derivar da Babilónia, a maior parte das crenças da astrolatria dos povos.

Veja mais na próxima página.

O que procura?

Comentários