Outubro Astrológico 2016

Movimento planetário durante o mês de Outubro.

“Não há bem que para sempre dure, nem mal que nunca se acabe”.

Começo desta forma porque uma das principais mudanças que ocorre durante este mês de Outubro é o enfraquecimento da quadratura entre Saturno em Sagitário e Neptuno em Peixes. As únicas “contas” a fazer, é que aquilo que verdadeiramente conta, fica e é mensurável, são os nossos Esforços. Como nos esforçámos para corrigir os nossos erros, falhas, para ultrapassar os nossos medos, superar obstáculos, e que aprendizagem ficou de tanto Sacrifício. Sei bem que por muitas vezes faço referência, e repito, esta necessidade de compreendermos a importância que têm os nossos esforços porque, é apenas através deles que seremos bem-sucedidos por entre os insucessos (recomendo a leitura do artigo “O que contam são os nossos Esforços”). Os trânsitos planetários marcam pequenas partes de processos que são longos. Marcam períodos concretos na nossa vida, mas a aprendizagem resultante das experiências que proporcionam durante esses períodos transcende os timings dos trânsitos. E por essa razão, mais do que nos preocuparmos em lançar foguetes porque finalmente vamo-nos ver livres da quadratura Saturno/Neptuno (até porque isso seria uma ilusão), trata-se de nos esforçarmos (novamente) por integrar na nossa Consciência os ensinamentos que proporcionaram.

Conforme tínhamos visto, já durante o mês de Setembro, verifica-se uma redução da mutabilidade e uma maior concentração de planetas em signos cardeais e fixos (nomeadamente Balança, Escorpião e Capricórnio). A energia cardeal estimula a iniciativa e o foco da energia passa a estar direccionado para as motivações que estão na base de novas decisões. Por isso passamos de uma energia mais dispersa, para outra mais objectiva e motivacional.

Esta alteração afecta igualmente o posicionamento de Saturno em Sagitário e Neptuno em Peixes (ambos em signos mutáveis) uma vez que temos Júpiter, regente de ambos os planetas, a transitar desde o dia 9 de setembro pelo signo da Balança. Ao longo de muitos meses, à medida que ingressavam em Gémeos e Virgem, os planetas pessoais activaram de forma muito intensa a tensão vivida entre Saturno e Neptuno, e muitos de nós sentiram na pele o esforço que isto representou, a desordem e a confusão nas suas vidas.

O que procura?

Comentários