O Ascendente

o Ascendente também é de extrema importância na análise de um mapa

Na generalidade dos casos, as pessoas identificam facilmente o seu signo solar. Sabendo em que data nasceram conseguem dizer onde (astrologicamente) estava o sol no momento do seu nascimento. O que vulgarmente equivale a dizer: sou Aquário, Peixes, Carneiro, Touro, seja o que for... na verdade estão a situar o seu signo solar.

Em relação ao Ascendente, um dos aspectos bastante importantes no mapa natal, é mais difícil perceberem como o podem determinar – e simbolicamente o Ascendente também é de extrema importância na análise de um mapa ou como quem diz (na Astrologia Natal) na personalidade da pessoa – e a forma como ele é encontrado nem é assim tão difícil.

Um dia tem 24 horas e dentro deste período uma pessoa pode nascer a qualquer hora, mas o signo que está a surgir no horizonte leste (que num mapa natal se situa entre as 06 e 08 da manhã) é aquele que será o signo ascendente da pessoa. Ela pode, por exemplo, ter o signo solar Escorpião, mas será a hora em que nasceu que vai determinar o seu signo Ascendente.

Caso tivesse nascido cerca das 06 da manhã acontecia o caso – e isto sem ter em conta variações radicais de latitude e longitude e de diferença na hora de Greenwich Mean Time (GMT) – iria também ter o seu signo ascendente em Escorpião. O Sol percorre aproximadamente em duas horas uma casa e o signo que a ocupa, e um mapa natal divide-se em 12 signos e igual número de casas, sendo a I (primeira) onde se posiciona o signo ascendente.

Embora isto dependa da latitude e longitude do local de nascimento e da hora exacta do nascimento - e por isso é imprescindível ter sempre em conta os locais de nascimento e a diferença horária em relação ao GMT – o ascendente é encontrado através do signo que está a ascender (06:00) seguindo a ordem zodiacal e colocando o signo solar da pessoa no seu horário de nascimento.

Ainda em relação ao exemplo de uma pessoa nascida no período do ano relativo a Escorpião (Parte de Outubro e de Novembro), e se por exemplo nasceu à meia-noite (00:00) – e seguindo a ordem dos signos no Zodíaco – o signo que estará a surgir no horizonte leste (06:00) será o de Leão. O signo solar escorpião estaria na meia-noite, no meio-dia o signo oposto, Touro, a ascendente em Leão, e no ponto poente do mapa (no pôr-do-sol) o signo de Aquário.

Existe uma ordem. A data de nascimento determina o signo solar, mas é a hora do nascimento que vai encontrar aquele que é o nosso signo ascendente, o mesmo que nos dá pistas sobre a personalidade "aparente" da pessoa.

Não tanto sobre aquilo quem ela é (embora também faça parte do que ela é), mas sim como ela se manifestaria espontaneamente, as suas reacções mais imediatas. Se entrasse pela primeira vez numa festa, o que iria mostrar seria talvez mais o ascendente do que o seu signo solar ou outros planetas importantes no mapa.

por Rita Moura

Descubra qual o seu ascendente

O que procura?

Comentários