A iniciativa, intitulada Semana Gastronómica do Borrego e Cabrito, integra a 8.ª edição das Semanas Gastronómicas promovidas pela Câmara de Grândola, no distrito de Setúbal, para dar a conhecer e a provar os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica.

Durante o evento, nos 12 restaurantes do concelho que aderiram, revelou o município, vão constar das ementas 35 pratos à base de carne de borrego e de cabrito, condimentados com ervas como o poejo, hortelã, alecrim ou tomilho.

Costeletas de borrego com migas de poejo ou panadas com migas de espargos, arrozinho de borrego com hortelã e carré de borrego com ervas aromáticas acompanhado de gratinado de batatas e grelos, assim como cabrito assado no forno ou à pastora com batata-doce, são algumas das sugestões.

As Semanas Gastronómicas organizadas pela autarquia são dedicadas aos produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica, classificada Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Trata-se de um tipo de dieta, referiu o município, que “se distingue pela presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura”.

“Por todo o Alentejo abunda esta diversidade de produtos absolutamente única, a que acrescentamos o porco, a caça e o borrego”, frisou a organização.

O concelho de Grândola não é exceção e “apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies”, destacou a câmara.

As Semanas Gastronómicas, explicou a autarquia, decorrem ao longo do ano e “dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês”.