Alison Luiz Gomes, de nacionalidade inglesa, e Joaquim Luiz Gomes, são os responsáveis pelo “projeto boutique” Azamor, como gostam de lhe chamar. O nome, inspirado na cidade marroquina Az-Zammur, que em português significa as oliveiras, confere-lhe um lado misterioso e cativante que se estende aos seus próprios vinhos. E, agora, também ao azeite.

O novo Azamor Azeite Virgem Extra cumpre um sonho antigo dos proprietários, que desde cedo perceberam o potencial dos mais de 140 hectares de olival, com mais de 50 anos de idade. Um projeto de modernização a esta área da propriedade, que permitiu melhorar os acessos e os processos da colheita, permitiu criar um azeite que representa o terroir da região.

As azeitonas, das variedades Galega e Branquinha, são colhidas manualmente no seu ponto perfeito de maturação. Sem recurso a qualquer produto químico e extraído unicamente por processos mecânicos (centrifugação), este azeite é o autêntico sumo natural da azeitona, preservando, assim, todas as suas características originais e propriedades benéficas para a saúde.

“Um azeite complexo e harmonioso, com um ligeiro amargo e picante no final da boca”, como é descrito na nota de prova que acompanha o produto. Pela sua pureza, é recomendando que se servia cru para que se aproveite todos os sabores e aromas. Um azeite que casa bem com pratos de bacalhau e peixes grelhados e revela-se um bom tempero para as saladas da época. Pode ainda ser servido simples para acompanhar pão ou queijos.

Este Azamor Azeite Virgem Extra chega ao consumidor com o preço aconselhado de 10,90 euros.