Uma em 10 mulheres espera 6 meses após parto para fazer sexo

Cansaço, dor e autoconsciência corporal estão entre os motivos apontados.

Uma em cada 10 mulheres espera seis meses ou mais para voltar a ter relações sexuais, revela pesquisa da instituição British Pregnancy Advisory Service, realizada a 1350 voluntárias.

Entre os motivos apontados estão o cansaço, a dor e a autoconsciência corporal.  “Não há tempo definido para começar a ter relações sexuais novamente depois de ter um bebé. Tudo o que deveria importar para as mulheres é que isso pareça certo para elas e que elas tenham acesso à contracepção mais adequada às suas necessidades, se quiserem evitar uma nova gravidez imediatamente. Vemos regularmente mulheres com uma gravidez não planeada, no ano após o parto”, esclarece Clare Murphy, da British Pregnancy Advisory Service.

O mesmo estudo aponta que três quartos esperam para depois do check-up de seis semanas, aguardando indicações do médico. As que esperaram mais tempo são aquelas que passaram por “uma cesariana de emergência, danos no tecido durante o parto ou intervenção cirúrgica para tornar o parto mais fácil”, aponta o mesmo estudo.

É curioso verificar que antigamente as mulheres voltavam a ter relações mais rapidamente do que atualmente, numa situação pós-parto. A informação, hoje em dia, é também um fator inibidor, na medida em que a  mulher tem receio de engravidar novamente.

Por isso os peritos aconselham uma ida ao médico, sem pressas, mas também sem receios.

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários