A profissão de Sex Coach tem  vindo a ganhar cada vez mais notoriedade e abrange vários tipos de profissionais com perfis distintos. Ao contrário de um sexólogo, que estuda e analisa os comportamentos sexuais tendo por base fatores biológicos e dá resposta às disfunções sexuais com tratamentos médicos, o Sex Choach ajuda a potenciar e a melhorar a vida sexual com truques de sedução, afetividade e convivência social.

Cada consulta é direcionada para o cliente em particular, seja ele homem ou mulher. Por norma, aos homens o mais comum é ser trabalhada a auto estima e a timidez, de forma a melhorar a abordagem à mulher. Já às mulheres, as dicas para apimentar as relações como o strip tease ou o pole dance, bem como outras práticas de sedução como beijos e massagens, são as técnicas mais utilizadas.

Os Sex Coach defendem que a conquista não está ligada à beleza física, mas sim à auto estima e aquilo que revelam e mostram ao companheiro, sendo que alguns trabalham também com lésbicas, gays e casais, de forma a melhorar a união e criar sintonia entre o casal.

O objetivo é mostrar que o sexo pode e deve trazer prazer e para isso é necessário estudar e falar abertamente sobre ele, de forma a ensinar as pessoas a terem uma vida sexual feliz.