Algumas mulheres usam só tampões, enquanto outras nem querem ouvir falar deles. O problema talvez seja o facto de não saberem inseri-los correctamente.

Os tampões podem salvá-la de muitas situações delicadas. É muito mais fácil praticar actividades desportivas, tomar banho e apanhar sol, ou fazer sexo se estiver a usar um tampão.

Algumas mulheres usam tampões como brinquedos sexuais na masturbação. Mas há alturas em que os tampões tornam o período ainda mais desagradável. Apesar dos vários tamanhos disponíveis, pode sentir dor quando insere um tampão.

Tampões mal inseridos provocam dor
Se inserir correctamente um tampão, não deverá sequer senti-lo. Se sentir dor, esta muitas vezes indica que o tampão não foi inserido correctamente. Algumas mulheres sentem dor na vagina, bem como dores nas costas e abdómen. A dor nas costas é um efeito secundário comum do período. A dor é normal se o útero, cheio de sangue, pressiona as costas. Por outro lado, as dores nas costas podem também ocorrer caso o tampão esteja mal inserido. O mesmo aplica-se às dores no abdómen. Se só sentir dor quando está a usar um tampão, provavelmente está mal colocado. Nesse caso, tire-o e insira um novo. Em situações mais raras, a dor causada pelo tampão pode indicar que tem um problema mais sério. A dor pode estar também associada ao choque tóxico.

Como inserir um tampão sem dor? Use um lubrificante

A causa mais comum de dor é a falta de lubrificação na sua vagina. Assim, está a inserir um tampão da forma correcta, mas a vagina está demasiado seca, apesar de não ter nenhum problema de saúde. Este problema surge quando as mulheres tentam colocar um tampão numa altura em que o fluxo do período já está muito fraco. Para as mulheres que estão a usar um tampão pela primeira vez, é altamente recomendável que os usem nos primeiros dias do período porque assim conseguirão inserir o tampão na vagina sem quaisquer problemas. Se não tem um fluxo abundante e pouca lubrificação, pode ser desagradável inserir um tampão e em resultado, muitas mulheres não já querem, muitas vezes, usar tampões. Se tem fluxo pouco abundante, é melhor inserir um tampão menos absorvente, para que não absorva totalmente a pouca lubrificação que tem. Um tampão menos absorvente é também a escolha acertada se decidir experimentar usar tampões na masturbação. Deve usar um lubrificante à base de água.

Tente relaxar quando está a colocar um tampão

Algumas mulheres têm muitos problemas quando tentam colocar um tampão. Tal como o que acontece durante as relações sexuais, a mulher tem de estar em determinada posição para conseguir relaxar os músculos da vagina. A forma mais fácil de consegui-lo é sentada ou deitada. Mas nem sempre tem esta opção porque muitas vezes tem de colocá-lo na casa de banho. Por isso, é melhor agachar-se, ou colocar uma perna na sanita ou num dos bordos da banheira. Vai precisar de usar as duas mãos para inserir um tampão. Com uma mão segure o tampão e com a outra afaste os seus lábios vaginais. Então insira o tampão empurrando o seu dedo na entrada da sua vagina. Se é a sua primeira tentativa, use um espelho. Mas como a prática faz a perfeição, provavelmente não vai precisar dele por muito tempo.

As virgens também podem usar tampões

Muitas mulheres foram criadas dentro da crença que é perigoso usar tampões antes da primeira relação sexual. Claro que isto não é verdade. Hoje em dia, as mulheres ou as raparigas são muito mais activas do que no passado, por isso não é pouco comum que o seu hímen rompa antes da primeira relação sexual. Cerca de 2% das mulheres nascem com um hímen extremamente apertado e por isso não conseguem inserir um tampão. Mas quanto às outras, o hímen não deverá ser razão para não usar tampões. Para começar, é aconselhável que usem os tampões mais pequenos. Em qualquer caso, a utilização de tampões não afecta a virgindade. Nos nossos dias, a ignorância ou a falta de conhecimento sobre a anatomia feminina são as únicas razões para o hímen estar tão intimamente ligado à virgindade. Apesar disso, o uso de tampões ainda preocupa algumas mulheres.

Por T.B.

Intimate Medicine