Não existe nenhuma pesquisa científica sólida que confirme que determinadas posições sejam infalíveis na seleção do sexo na conceção de uma criança, mas desde sempre que mitos urbanos, histórias de avozinhas ou outro género de contos, atestam que se forem feitas determinadas coisas no mês da conceção ou mesmo posições sexuais, que o sexo pode ser definido. Verdade ou não uma coisa é garantida, prazer não lhe vai faltar a tentar fazer uma menina.

Missionário
A posição mais antiga do mundo pode muito bem ser o seu bilhete dourado para o que deseja. Especialistas afirmam que, uma vez que a penetração nesta posição não é muito profunda, os espermatozoides com o cromossoma X (feminino) viajam mais lentamente e podem sobreviver até 5 dias, contrariamente aos masculinos.

Mulher por cima
Uma vez mais a profundidade na penetração é pouca. Não obstante, a mulher estando por cima pode facilmente controlar a situação, quer ao nível de ritmo quer ao nível da tal profundidade. Assim, tal como na posição missionário, o esperma feminino tem mais hipóteses de 'vencer' a batalha. Para garantir uma maior taxa de sucesso, a ejaculação do parceiro deve ser perto da abertura da vagina, para que seja mais difícil o acesso ao ovo do espermatozoide de cromossoma Y; já que tem uma vida útil mais curta; e possa ser o cromossoma feminino a “vingar”.

Conchinha
Além de ser uma posição que tende a agradar a uma grande maioria das mulheres a mesma, tal como as acima referidas, permite uma penetração superficial aumentando as chances do cromossoma X fertilizar o ovo em primeiro lugar.