Passar o Natal longe da família está completamente fora de questão e abdicar do sexo enquanto pernoitam em casa de familiares também. De acordo com um inquérito levado a cabo pela empresa One Condoms, para não serem apanhados durante o ato, muitos casais trocam as posições sexuais que habitualmente preferem, como a de missionário, a de quatro ou a do homem deitado com a mulher por cima, pela de conchinha.

Segundo a pesquisa britânica, esta é a mais adotada, nesta época, por 30% dos inquiridos. A justificação é simples. Permite-lhes ter relações sexuais de forma mais discreta e menos barulhenta. Muitos assumem mesmo fingir estar doentes para, surgindo a oportunidade, ir deitar-se um bocado no quarto para dar uma rapidinha. A percentagem dos que já recorreram a essa desculpa ronda os 22,5%.

No entanto, para a maioria, a quadra natalícia é uma época de abstinência sexual total, como assume mais de um terço dos inquiridos, 38,3%. Annabelle Knight, terapeuta sexual britânica, considera, no entanto, que esta é uma boa altura para experimentar coisas novas. «Se gosta de lingerie ou de algemas, o Natal é uma oportunidade excelente para oferecer algo diferente ao seu parceiro», sugere a especialista.