Pode parecer mentira, mas a verdade é que um estudo realizado pela Florida State University revelou que existe uma ligação entre a nossa personalidade e quantidade de vezes com que fazemos sexo.

A investigação, que contou com 278 casais heterossexuais e recém casados, consistiu em dois momentos: que todos os participantes mantivessem um diário onde anotassem as atividades que iam desenvolvendo durante o dia assim como a frequência com que mantinham relações sexuais e o seu nível de satisfação. Noutro momento, todos os participantes realizaram um teste que tinha como objetivo analisar os traços da personalidade de cada um.

Andrea L. Meltzer e James K. McNulty, psicólogos e autores do estudo, concluíram que durante a duração da investigação os casais fizeram sexo entre três a quatro vezes por semana em grande parte devido às qualidade que formam personalidade da mulher. Ou seja, quanto mais espírito de abertura, amabilidade e aceitação existir por parte do sexo feminino, mais vezes o casal acaba por  ter relações sexuais.

Mas se a nível de frequência vemos que apenas a personalidade da parceira afeta a vida sexual, a nível de satisfação a história é outra, sendo que as personalidades de ambos é determinante. Por exemplo, os parceiros com uma personalidade neurótica e maior instabilidade emocional acabavam por se sentir menos satisfeitos na cama.

Apesar das conclusões apresentadas por Andrea e James, os especialistas deixam o alerta: estes resultados não são válidos para todos os tipos de casais, como é o caso de pessoas com relações longas ou que começaram a namorar recentemente, que merecem uma análise mais profunda.