Dificuldade em atingir o orgasmo? Pode precisar de uma perineoplastia!

O passar dos anos pode conduzir à laceração da musculatura da vagina, afetando os músculos do períneo e a vida sexual da mulher. Uma cirurgia pode ser a solução

A perineoplastia é uma intervenção cirúrgica que visa reconstituir os músculos do períneo, localizado na zona íntima feminina. É, normalmente, realizada em mulheres que tiveram laceração da musculatura da vagina, o que pode levar à incontinência urinária. Como explica a especialista em cirurgia plástica reconstrutiva, Luísa Magalhães Ramos, «a laceração da musculatura da vagina leva à eliminação de urina aquando da realização de esforços físicos e é normalmente provocada por partos normais consecutivos».

«Por causa desse procedimento, a vagina fica um pouco mais alargada, ocasionando perda de sensibilidade por atrito e, por vezes, flatos vaginais durante o ato sexual, o que pode, inclusive, dificultar o orgasmo na mulher», afirma a especialista. «A laceração da musculatura da vagina também pode ser provocada pela velhice», acrescenta ainda a médica.

Como se realiza?

É realizada na parte externa da vagina. «Trata-se de uma cirurgia simples, sem grandes complicações, realizada com recurso a anestesia local e sedação, fazendo com que o músculo volte a exercer as suas funções normais», esclarece Luísa Magalhães Ramos.

Como é o pós-operatório?

É relativamente rápido. «Esta intervenção cirúrgica demora aproximadamente uma hora e a recuperação pode oscilar entre as 24 e as 48 horas. A recuperação completa, incluindo o retorno às atividades sexuais, pode levar até cerca de 40 dias. A paciente deve evitar exercício físico e atividade sexual durante um mês. No entanto, uma semana após a intervenção, deverá poder voltar ao trabalho», afirma Luísa Magalhães Ramos.

Texto: Joana Brito

artigo do parceiro:

Comentários