Fundamental para o sexo, o preservativo tem vindo a ter cada vez mais importância nas relações sexuais e merece, até porque ele é o único método contraceptivo que previne as doenças sexualmente transmissíveis. Mas será que sabe tudo acerca desta borracha dos anos vinte?

- Apenas 5% dos homens no mundo usa preservativo e isto, pode estar relacionado com o facto de ainda existirem muitos países que não tem acesso a métodos contracetivos ou que simplesmente não usam porque não lhes apetece.

- Existem no mundo três tipos de preservativos os de látex, poliuterano e também poli-isopreno. O primeiro é o material mais comum, o segundo é ideal para homens que fazem alergia ao látex e o último para os homens que fazem alergia ao látex e também ao poli-isopreno. No entanto, ainda existem preservativos com um material um pouco peculiar, os de tripa de carneiro.

- Embora os anos passem, os preservativos não viram nenhuma evolução e continua com o mesmo formato desde os anos 20.

- Ao contrário do que muitos homens podem achar, o preservativo não afeta a qualidade do sexo e para o provar foi publicado um estudo no 'National Sex Study', que revelou que os casais continuavam tão satisfeitos com o sexo com o uso do preservativo.

- A Fundação Bill e Melinda Gates, ofereceu 100 mil dólares para que se possa criar um preservativo mais eficiente e que além dos 98% consiga proteger os 100. Existem já alguns moldes que tem como objetivo caber em todos os pénis e outros que até tem alças.

Leia mais: Sexo sem preservativo?

Leia mais: 10 formas erradas de usar o preservativo