Estes exercícios podem ser feitos por qualquer mulher, a qualquer hora e em qualquer lugar. São indolores, práticos e não terá de gastar dinheiro. No entanto, há situações específicas onde se torna fundamental praticar estes exercícios: na gestação, no pós-parto ou em algum problema prolapso urogenital (perda dos ligamentos, membranas e músculos).

Contração vaginal
Basta estar sentada numa cadeira, inclinar a coluna ligeiramente para a frente, ter os pés paralelos mais ao menos ao nível dos ombros e repousar as suas mãos em cima dos joelhos. Depois é só contrair a vagina e contar até 30 enquanto expira. Repita 3 a 5 vezes ou então faça o mesmo durante cerca de 5mn. Este movimento implica apenas a contração da vagina (puxar como se estivesse a levantar e a apertar algo dentro de si). Se sente que está a apertar os glúteos o resultado não irá ser tão eficaz. Em caso de dúvidas para saber qual a musculatura que deve 'trabalhar' faça o seguinte teste: interrompa o fluxo quando está a urinar (não é conveniente fazer isto muitas vezes).
Outra opção ao exercício descrito acima é ir contraindo e relaxando várias vezes ao dia. Assim, poderá fazê-lo enquanto conduz, vê televisão, cozinha, etc...

Bolas ben-wa
É um conjunto de bolas ligadas por um cordão que contêm peso e o principal objetivo é andar com elas durante o dia, após as introduzir na vagina, e segurá-las fazendo a tal contração fortalecendo assim os músculos da entrada da vagina. Ter em atenção que este exercício não é destinado a todas as mulheres, sendo preferível consultar um especialista antes de o fazer.

Contração dos glúteos
Caso esteja de pé, pode optar por fazer a contração unindo, o máximo que conseguir, as nádegas uma contra a outra. Conte até 10 e relaxe fazendo o mesmo exercício 3 vezes.

Contração abdominal, vaginal e anal
Perto de uma parede coloque-se de costas no chão e contraia o abdómen, o ânus e a vagina. Sempre contraída comece a subir os seus pés pela parede até erguer o seu corpo e ficar apoiada apenas pelos ombros. Conte até 10 e relaxe de seguida.

Movimentar o períneo
O períneo é a região que vai da vulva até ao ânus e a ideia é fazer movimentos circulares, ou seja, terá de estar de pé, com as pernas ligeiramente fletidas e afastadas paralelamente e movimentar a bacia para cima e para a frente contraindo o canal vaginal. Conte até 3 e 'solte' e faça o mesmo para os lados, sendo que deverá fazer cerca de 10 repetições. É quase como se tivesse a usar o hula-hoop.