Nível 1: Olhar não mata

Vários casais comprometidos já deram por si a olhar para alguém, que por uma razão ou por outra, lhes chamou a atenção. É algo normal e saudável. Já dizia o velho ditado: “Olhar não tira pedaço”. Mas a verdade é que isto não fica muito bem se for feito de forma constante e obsessiva. Se estamos numa relação séria com alguém, a nossa atenção não deve estar focada na/o vizinha/o do lado, mas sim no nossa/o parceira/o.

Nível 2: Contacto físico

Quer seja por impulso, desejo, fraqueza ou porque simplesmente perdeu o controlo, a verdade é que o segundo nível de traição implica outro nível de intimidade e pode ser suficiente para dar cabo de uma relação. O mais comum é isto acontecer em saídas à noite, onde uns copos a mais e as companhias podem dar para o torto. Em situações como estas, o importante é pensar o que nos levou a fazer aquilo e se estamos dispostos a abdicar de certas coisas para ficarmos com a pessoa que temos ao nosso lado.

Nível 3: Envolvimento emocional

“Estás apaixonado/a por ela/e?” Quantas vezes não vimos personagens de filmes e séries de televisão fazerem esta pergunta ao descobrirem que foram traídos/as? Para muitas mulheres o envolvimento emocional é muito pior do que um envolvimento meramente físico e carnal, tornando-se, por vezes, insuperável. Isto deve-se ao facto dos sentimentos e laços emocionais serem a base de um relacionamento amoroso sério. Se está numa situação como esta o melhor que tem a fazer é, em primeiro, lugar ser honesto consigo mesmo e seguir o que o seu coração lhe diz.

Nível 4: Múltiplas traições

A história é famosa e vai continuar a acontecer: o homem casado que, apesar de parecer ter a vida e o casamento perfeito, faz das suas sempre que tem oportunidade. Se trai o/a seu/sua parceiro/a de forma compulsiva e sem qualquer tipo de remorso, então é porque algo vai mal na sua relação e consigo mesmo. Talvez a solução passe por procurar ajuda através de um terapeuta ou psicólogo de forma a tentar compreender as suas ações.

Nível 5: Vida dupla

O quinto nível de traição é o mais grave de todos e o que pode desencadear consequências explosivas. Se divide o seu tempo entre duas pessoas, duas casas e duas cidades distintas, a previsão é que o desfecho nunca poderá ser bom. O melhor talvez seja fazer uma auto-reflexão de quem lhe faz verdadeiramente feliz, poupando sofrimento a todas as partes envolvidas e dedicando-lhe o tempo e atenção merecidas.