Porque razão uma relação falha?

São muitos os que vivem felizes por terem uma relação estável, mas nem sempre o amor é cor-de-rosa
Embora o amor seja responsável por “incendiar” muitos corações é também responsável por quebrar outros tantos. Não existe consenso entre quem o vê como uma das melhores coisas da vida e os outros que dispensariam os murmúrios vindos do coração. São muitos os que vivem felizes por conseguirem ter uma relação minimamente estável, mas nem sempre o amor é cor-de-rosa e no meio do percurso entre amar e sofrer, é necessário perceber porque razão uma relação falha.


Nem sempre somos possuidores da culpa de uma relação não funcionar, ou até os seus causadores, mas a verdade é que muitas vezes uma relação não funciona fruto das nossas atitudes. Uma relação é constituída por duas pessoas, se uma erra, o nós caí e a relação sofre. São muitas as coisas que fazemos no nosso dia-a-dia e que podem prejudicar a nossa relação, mesmo não existindo sinais visíveis, as pessoas tendem a guardar tudo para si e mais tarde ou mais cedo o fio acabará por rebentar e com ele poderá rebentar também a sua relação. Para o bem da sua relação e para que esta não caía a pique da ravina é necessário refletirmos sobre tudo o que a poderá afetar.

O que achamos ser as razões pelas quais uma relação geralmente falha:

Ciúme e falta de confiança
A confiança deve ser uma das bases de qualquer relação, por outro lado, embora o ciúme seja sinal de amor e preocupação, uma dose em exagero pode ter o efeito contrário. Sem confiança surge a insegurança e com esta todas as reações, por vezes, ridículas que assistimos em todas as relações. Se tem problemas em controlar os seus ciúmes, fale com a sua cara-metade, talvez este a faça perceber que não tem razões para agir da forma que poderá estar a agir.

Ligação obsessiva
É muito bom amar, quando não se ama demais. A partir do momento em que a sua relação de amor, se torna numa relação de obsessão, esta deixa de ser uma relação saudável e passa a ser uma relação talhada para o insucesso. O problema de muitas mulheres é envolverem-se de tal modo, que acabam por esquecer a sua própria vida. Não queira viver uma relação obsessiva.

Falta de liberdade individual

Nem todos os homens gostam de ter uma mulher sempre disponível e em cima deles a toda a hora. Tal como as mulheres, também os homens precisam de tempo a sós para as suas atividades e hobbies, ou mais não seja para passarem tempo com os amigos. Se estiver sempre a pressionar a pessoa que ama e não lhe ceder um “espaço de manobra”, o mais provável é que este não aguente viver uma relação assim e mais tarde ou mais cedo, lhe peça um tempo.

Falta de tempo

Com a agitação dos tempos modernos, a falta de tempo é cada vez mais uma razão pela qual uma relação falha. Dividida entre trabalho, possivelmente filhos, vida de casa e tudo mais, uma mulher acaba por ter cada vez menos tempo para si e consequentemente menos tempo para a sua cara-metade. Nos dias de hoje, esta é uma das grandes causas do fim de uma relação.

Monotonia

A monotonia mata muitas relações. As pessoas pura e simplesmente não aguentam viver o mesmo todos os dias e muitas não aguentam sequer viver todos os dias com a mesma pessoa. Monotonia conduz ao aborrecimento, ao comodismo, tudo características que não são boas para uma relação. A solução é procurar, dentro dos possíveis claro, fazer algo diferente todos os dias. Para quebrar a monotonia muitas vezes basta ser criativa e inovadora. Pensar “fora da caixa” é muitas vezes a solução.

Traição

Atrelada à monotonia vem por vezes a traição. Esta é sem dúvida uma grande razão pela qual uma relação falha. É muito difícil perdoar uma traição e mesmo que se consiga esta ficará sempre a assolar a cabeça da pessoa. Por mais que se tente, a confiança já foi quebrada e sem confiança uma relação não sobrevive. Não queira trocar o prazer de uma noite, pela certeza de uma vida.

Insatisfação sexual
Este ponto vem um pouco relacionado com o anterior. Embora muitos homens não admitam, estes dão bastante importância ao sexo, assim como as mulheres e às relações intimas que se estabelecem com a outra pessoa. Uma vida sexual insuficiente ou por vezes até ausente poderá fazer a sua relação tremer. Lembre-se que por vezes basta ouvir a sua cara-metade para perceber o que este poderá desejar.

Caminhos diferentes
No final da nossa lista, mas não menos importante, temos os caminhos diferentes. Por vezes a vida não é como queremos. Somos todos diferentes, pensamos de forma diferente e desejamos coisas diferentes, como tal, é bastante natural que você e a pessoa que ama tenham de seguir caminhos diferentes. Seja porque algum de vocês vai trabalhar para fora e o outro não pode mudar-se também ou por qualquer outra razão. A verdade é que a vida não é certa e o que pode ser assim hoje, já não o será amanhã.

Estas parecem-me ser as razões mais fortes pelas quais uma relação poderá falhar. Convém notar que quase todas dependem das nossas atitudes. Acredito que os problemas se resolvem a comunicar e embora não esteja na nossa lista, a comunicação é essencial numa relação. Só comunicando com a sua cara-metade é que conseguirá perceber quais os seus desejos, quais os seus medos e sobretudo as suas necessidades. Se não quer que a sua relação falhe, tome em consideração as nossas dicas.

Comentários