Casar é algo maravilhoso, é uma celebração do amor e não há nada melhor do que isso, mas também exige muito esforço, dedicação, paciência e claro... dinheiro. Se é daquelas pessoas que está farta de ser pressionada por toda a gente para casar antes dos 30 leia todos estes motivos e veja como pode ser bom não casar antes de ser trintão.

Conquista da independência - Finalmente as decisões começam a ser apenas suas: normalmente dá-se a saída de casa dos pais e começam algumas responsabilidade que vêm com a independência. É preciso estabilizar a vida, pois há muitas coisas nas quais vai errar e que não tinha ideia do trabalho que davam. É preciso algum tempo para organizar a vida quando se ganha independência dos pais e por isso é bom que não se ponha logo numa despesa muito grande e num evento que irá dar imenso trabalho, de forma a conseguir focar-se primeiro em si e na independência que acabou de conquistar.

Solidificação da personalidade - Aquele adolescente ainda vive um pouco dentro de si, pois ainda sente algumas inseguranças. Será que escolheu a carreira certa? Será que vai a tempo de mudar de faculdade? E se eu falhar? São perguntas normais que nos acompanham por quase toda a vida. Mas sabe qual a parte boa? Só nós temos a resposta e ela só vem quando estamos seguros de quem somos. Quando entendemos os nossos desejos e abraçamos a nossa personalidade. E isso só vai acontecer verdadeiramente quando você tiver a sua personalidade completamente formada.

Vivências - Nesta década você está cheio de vitalidade e a traçar o seu caminho, em termos pessoais e profissionais. Ser jovem é maravilhoso, mas o melhor ainda é ter liberdade total para isso.

Experimentar coisas novas - Sexo com alguém por quem está apaixonado é incrível, mas sexo sem haver amor também. Será que se pode dizer que não se gosta de algo sem nunca ter experimentado? Conheça as suas preferências para quando a tal pessoa chegar você estar seguro de quem é e, principalmente, do que gosta. Nos vinte e poucos você está no seu pico sexual. Qualquer tipo de experiência é sempre enriquecedor, seja elas boa ou má.

Viagens - O amor leva-nos a lugares inimagináveis sem sair do mesmo sítio, mas tão bom quanto isso é viajar sozinho! Você faz o roteiro, você escolhe onde ficar, sem reclamações de terceiros, tudo aquilo que você gosta. Claro, ainda dá para viajar sozinho casado, aliás, a maior parte das coisas desta lista são possíveis de serem realizadas mesmo dentro de um casamento, mas não é igual fazê-las casado e solteiro. Já imaginou se quisesse fazer uma viagem sozinho estando casado? Com certeza a sua cara metade iria ficar triste, pois muitas vezes com o stress do dia a dia já é tão difícil terem tempo para os dois...

Estabilidade financeira - Sim, deve ser bom ter com quem dividir as contas. Mas muitas vezes pode fazer isso tudo sozinho antes de se casar. Ser dono do próprio dinheiro e não depender de ninguém para nada.

Aprendizagem - Você não precisa ser rico, não precisa ser o melhor e não precisa de saber tudo. Você vai falhar, vai acertar, vai falhar de novo e continua a ser tudo normal. A única coisa que precisa ser aos vinte e poucos anos é ser você mesmo. E se acha que ainda não chegou a altura de casar, então não vá em pressões, pois muitas das vezes casar por pressão acaba por ser um dos motivos de rutura. Viva e aproveite o máximo que puder e quando sentir que chegou a hora dê esse passo, mas dê-o consciente de que o deve fazer e de que é isso que quer.