Existem momentos planeados ao mais ínfimo pormenor que, depois, na hora H, são tudo menos aquilo que tínhamos idealizado. Ciente dessa situação, o ilustrador Jacob Andrews criou uma banda desenhada intitulada «Being Romantic: Expectation vs Reality», composta por cinco tiras, na qual explora as frustrações que muitos gestos aparentemente românticos geram. Estas são as cinco situações que ridiculariza:

1. Banhos de espuma a dois

Uma música envolvente, um aroma suave, uma banheira cheia e dois copos de vinho ou champanhe podem ser o prenuncio de um momento romântico a dois. Do sonho à realidade vai, contudo, na maioria das vezes, um pequeno passo. Além do espaço não ser suficiente para os dois, a água vem para fora e inunda o chão e, depois, há o telefone, que toca sempre nas alturas em que menos dá jeito.

2. Pétalas de rosa na cama

Chegar ao quarto e deparar-se com lençóis de uma brancura alva repletos de coloridas flores desfiadas num ambiente à luz de velas é o sonho de muitas mulheres. O problema é que elas, além de mancharem a roupa, ficam coladas ao corpo, já para não falar do problema que é para as conseguir aspirar do chão no dia seguinte.

3. Jantar romântico à luz das velas

Os portugueses gostam de se juntar à mesa e, na hora de seduzir uma mulher, um jantar romântico à luz das velas pode ser meio caminho andado para uma noite idílica. O problema, como Jacob Andrews o retrata, é que quando uma mulher recebe um convite deste género espera que o homem lho ofereça ou que, no mínimo, pague metade da conta. O pior é quando eles se penduram! E ainda são alguns a fazê-lo...

4. Férias no paraíso

Uma praia a perder de vista, palmeiras luxuriantes e um mar tão transparente que até se consegue ver o fundo. O cenário perfeito para as férias mais românticas do mundo. Essa é, pelo menos, a crença de muitas delas na altura em que fazem as malas para partir em viagem. Mais uma vez, também aqui a realidade supera a ficção, pela negativa. Muitos dos resorts e muitos dos areais estão tão cheios que mais parecem um festival de verão.

5. Roupa sexy demasiado justa

Para impressionar os homens que pretendem seduzir, há mulheres que usam lingerie e calçado que nem sempre é o mais confortável, como é o caso de espartilhos e/ou sutiãs demasiado justos e de sapatos de salto alto muito apertados. Muitas delas, quando finalmente conseguem o que pretendem, mais do que desfrutar de um momento de intimidade romântica e sensual, querem sobretudo voltar a sentir-se confortáveis e aliviadas.

Texto: Luis Batista Gonçalves